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Archive for Julho 2008

Internet rápida! Que rapidez… e para quê?!

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Porque razão algumas empresas nos oferecem serviços de internet com vários tipos de velocidade? Primeiro surgiram com os 2 MB, 4 MB, 8 MB e já nos falam em 30 MB, pergunto para quê tanta fartura?

Será que é verdade? Será que estes 16 MB, os 24 MB e os falados 30 MB são de facto o que afirmam. Eu aderi ao pacote de uma empresa que me ofereceu 24 MB e telefone, este com chamadas taxadas a custo “0” para telefones fixos. Aqui á uns dias tive um pequeno problema com a rede cá de casa e liguei para os serviços dessa companhia, que por sinal foram simplesmente prestáveis e também se prontificaram a resolver o meu pequeno problema que não era mais do que uma simples configuração do meu Router ADSL+2. Contudo perguntei-lhes qual a minha velocidade de Download e Upload e também neste processo foram exemplares, então valor para download 17.502 MB e Upload 812 MB para os menos entendidos; Downloads significa transferência de dados de um computador remoto para um computador local. Upload significa transferência de dados de um computador local para um servidor. Fiquei a saber que afinal o que nos vendem não corresponde ao que de facto usufruímos. Mas não acaba aqui a minha pesquisa pela verdade. Andei pela internet á procura de uma resposta para várias questões que tinham haver com a verdade destes serviços. Visitei várias páginas que diziam ter um dispositivo, software na verdade que faz a leitura da velocidade da nossa ligação á internet. Experimentei meia dúzia, não mais e todos eles funcionaram e mais… obtive valores mas todos estes diferentes uns dos outros e fiquei simplesmente sem perceber o que se está a passar. A uma conclusão já tinha chegado, não estava a conseguir informação concreta em relação á minha dúvida, existe ou não um serviço que cumpra para com o cliente? No meu caso aderi ao pacote de 24 MB tenho 17 MB e picos… faço meia dúzia de testes e todos eles apresentam dados diferentes, mas esperem já me esquecia de acrescentar que nenhum dos testes que fiz me apresentou um resultado próximo dos 17 MB e picos nem tão perto… o máximo e obtive foram 12,442 MB para Download e 682 MB para Upload.

Já o resultado menor em termos de aproximação foi de 7,306 MB para Download está claro, na verdade pareceu-me contudo que os resultados para Upload eram mais verídicos, pois eram mais próximos uns dos outros.

Espero brevemente voltar a este assunto deixo aqui apenas um testemunho do pouco que pesquisei mas tenciono voltar á carga…

Escrito por udestudio

Julho 31, 2008 em 9:52 pm

Joomla – Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System)

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Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação ocorreu porque a empresa Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação a Mambo Foundation onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Os desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram e criaram o Joomla 1.0, também open source a partir do código fonte do Mambo 4.5.2.

Hoje, mesmo com pouco mais de um ano desde a primeira versão, o Joomla! é o CMS em maior expansão, sendo provavelmente o CMS mais procurado, com a maior comunidade e recursos disponíveis. A grande vantagem do Joomla é sua diversidade de extensões extras, feitas não necessariamente pelos desenvolvedores do projeto. Componentes, módulos e plugins são atualizados constantemente e possuem grande valia para profissionais de web interessados em um site bem feito.

O Joomla é um projecto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.5.3, e o última versão legada é 1.0.15.

Fonte – Wikipedia

Escrito por udestudio

Julho 30, 2008 em 2:19 pm

Moodle – Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment

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Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestao da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. Nas palavras do próprio Dougiamas, baseando-se na pedagogia sócio-construtivista:

(…) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem.

O programa é gratuito (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reune programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português.

Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância. Outros sectores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet.

Os cursos Moodle podem ser configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida:

- Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal;

- Formato Semanal – no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim;

- Formato em Tópicos – onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.

Fonte – Wikipédia

Imagens 3D de Marte

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A câmera de alta resolução estéreo (HRSC) a bordo da ESA Mars Express enviou esta imagem de Echus Chasma, uma das maiores fontes de água em regiões do Planeta Vermelho. Echus Chasma têm aproximadamente 100 km de comprimento e 10 km de largura trata-se de uma fenda a norte de Valles Marineris, o “Grand Canyon” de Marte

Fonte : Telegraph

Escrito por udestudio

Julho 27, 2008 em 6:50 pm

Para que serve as CSS?

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As CSS servem para que o HTML não tenha que suportar as declarações que visem a formatação de qualquer página ou site. Assim, o HTML irá contribuir para a estruturação e as CSS para a formatação.

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Julho 26, 2008 em 7:17 pm

O que significa a sigla CSS?

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CSS é a sigla para Cascading Style Sheets que em português foi traduzido para folhas de estilo em cascata é, que um documento onde são definidas as formatações, a serem aplicadas aos elementos que compõem a estrutura de uma página ou site.

Escrito por udestudio

Julho 26, 2008 em 7:04 pm

Afinal quanto dinheiro é que se pode ganhar com publicidade num blog?

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As respostas à minha pergunta recente, “Porque é que os blogs pessoais têm cada vez mais publicidade?“, levam-me a pensar que é bem provável que até agora, tenha subestimado os rendimentos possíveis. Ou isso, ou uma parte dos comentadores estão todos a soldo do Google AdSense. ;) Seja como for, parece que vale a pena.

Mas, sendo assim— e pondo de lado questões de princípio ou apenas sensibilidade—, impõe-se a pergunta: como e quanto dinheiro é que se pode ganhar, de facto?

No sistema do Google AdSense, onde “alugamos” espaço publicitário nos blogs, pode-se ganhar dinheiro de duas formas, porque se pode gastar dinheiro de duas formas no Google AdWords, o sistema do Google para anunciantes:

  1. CPC – Custo Por Clique
    Neste sistema, os anunciantes pagam apenas pelos cliques efectivos nos seus anúncios, ou seja, por visitas geradas através da publicidade. Neste caso, um anúncio pode surgir 10, 100 ou 1000 vezes no nosso blog sem recebermos um tostão por isso. Apenas se os nossos visitantes clicarem nos anúncios é que há retorno. E não vale fazer a batota: se clicarmos nós próprios nos anúncios e se isso for detectado pelo Google (e acreditem que eles detectam muita coisa), podemos ser banidos do sistema.
  2. CPM – Custo por Impressão
    Neste sistema, os anunciantes pagam para aparecer, independentemente dos cliques, ou seja, das visitas. Neste caso, de cada vez que o anúncio surge, somos pagos.

A opção CPC vs CPM é dos anunciantes e não de quem aluga espaço publicitário (pelo que percebi).
Isso significa que dependendo dos assuntos abordados e, assim, dos potenciais anunciantes, podemos ter anúncios CPC e CPM. Pela lógica, os pequenos anunciantes querem gerar visitas aos sites de forma controlada e económica e optarão pelo CPC. Os grandes anunciantes e grandes marcas, com orçamentos para publicidade online mais largos, estarão interessados em gerar visibilidade , independentemente das visitas associadas.

A escolha da parte de quem anuncia é um problema de marketing, estratégia comercial e orçamento.

No sistema CPC, o custo por clique depende da relevância das palavras-chave escolhidas pelos anunciantes (”artesanato” custa €0,06 – €0,10, “linux” custa €0,81 – €1,22). Podem fazer as vossas próprias simulações aqui. Não encontrei dados ou simuladores para o sistema CPM, em que os anunciantes licitam por pacotes de 1000 impressões do seu anúncio.

Independentemente disso, há uma diferença entre o que os anunciantes pagam ao Google e aquilo que recebem os bloggers. E o facto da fórmula de cálculo não ser transparente assusta-me um bocadinho, pessoalmente.

Mas as histórias de gente que ganha bastante dinheiro multiplicam-se pela net e, aparentemente, entre os leitores deste blog há mesmo gente que tem essa experiência em primeira mão.

Como?

O motor do Google identifica no conteúdo do blog as palavras-chave indicadas pelos anunciantes e selecciona alguns, da lista de anúncios disponíveis e usando algoritmos que se apresentam como os melhores para garantir resultados aos anunciantes e aos bloggers (se uns pagam o mínimo e outros recebem o máximo, devem ser algoritmos do “arco-da-velha”). Dependendo do tipo de anúncio (CPC ou CPM) são calculadas receitas e despesas para cada uma das três partes envolvidas (despesas do anunciante, receitas do Google e do blogger) em função de cliques e/ou impressões.

Este sistema complexo significa que fazer estimativas de rendimentos com base nesta publicidade é muito complicado. Apenas se poderá concluir que:

  1. Um elevado número de visitantes e de exibições de página aumenta a probabilidade de rendimentos altos, mas não os garante, se a maior parte dos anúncios for do tipo CPC
  2. Conteúdos que versem assuntos “populares” aumentam também essa probabilidade, principalmente se entrarem na área de acção das marcas que aderem ao sistema CPM
  3. Conteúdos relevantes, bem escritos e estruturados permitem, em teoria, ao Google uma indexação mais eficaz do blog e, assim, um melhor “encaixe” entre publicidade e leitores, o que aumenta consideravelmente a hipótese de se fazer algum dinheiro

Mas, aparentemente, sem nos preocuparmos muito com isso, ou sem alterações na linha editorial, é possível ter algum rendimento. Se assim for, sugiro que isso significa que o sistema está temporariamente inflaccionado e que um ajuste progressivo entre a oferta e a procura, associados à melhoria dos “algoritmos” que o Google usa para garantir resultados a todos os intervenientes eliminará alguma “gordura” do sistema.

Entretanto, que faça bom proveito a todos.

E, afinal?

O Google insiste que só testando é que se poderá comprovar qual o rendimento do programa em cada blog. É verdade, por todas as razões indicadas e mais algumas. Mas existem formas de fazer estimativas. Esta é uma das mais simples que encontrei, mas não asseguro nada:

Rendimento = CTR * CPC

CTR – Click Through Rate: a relação entre o número de impressões do anúncio e o número de cliques
CPC – Cost per Click: custo por clique

Considera-se que uma CTR média andará à volta de 3% e que o CPC médio é de $0.25 (USD), por isso, para cada 1000 impressões (page views):

1000 * 3% (est. CTR) * $0.25 (CPC médio) = $7.5 (USD)

A acreditar nesta fórmula para estimar rendimento, um blog parecido com este, que tem cerca de 6500 exibições de página por mês, se tivesse 5 anúncios por página, poderia render cerca de $243.75 (USD) por mês.

Quem sabe se alguns dos comentadores do post anterior não poderão confirmar ou negar o rigor desta fórmula de estimar rendimento.

Mas, e depois?

Depois… nada. Este blog não terá publicidade por razões várias, mas acho que é importante que se perceba e se fale sobre esta realidade com alguma frontalidade e sem as “tretas” habituais de quem tem outros interesses nisto.

Também em nada se altera a minha relação com os blogs com e sem publicidade. Procuro conteúdos e acho que é isso que a maior parte das pessoas faz.

E alegra-me a frontalidade e naturalidade com que os comentários foram feitos. Ficámos todos (acho) a saber um bocadinho mais.

Fonte: Diário de Bordo

Escrito por udestudio

Julho 22, 2008 em 11:27 am

IRMÃOS CATITA – FESTA BIKINI

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Mais um verão, mais uma rodada, mais uma viagem! Dia 1 de Agosto há fogo-posto no Maxime! É mais uma Festa Bikini, com os tórridamente loucos Irmãos Catita!

A Festa Bikini II é o concerto mais fashion da pilly season! Um acontecimento ímpar! Uma lufada de gás fresco na aparvalhada Lisboa de Agosto! Venham aos magotes, em grupos ou a solo, mas é para esgotar a cerveja, o capilé e os pirolitos!

Como sempre, haverá ingressos grátis para garotas em bikini. E como no ano transacto – na festa “Cú ao Léu em Carcavelos” – a afluência de bikinis foi esmagadora, apresentamos este ano a novidade “Tudo Grátis” (entrada, mesa e bebidas) para garotas em monokini!

Mas, “kinis” à parte, o que interessa é a música! Prestes a lançar o seu novíssimo CD “Mamas Al Ajillo”, os intérpretes de “Conan O Homem Rã” convidam toda a cidade para o seu baile-destilaria que marca o pico do verão! Vamos a elas, rapaziada!

Fonte: Produções Banana

Escrito por udestudio

Julho 21, 2008 em 3:21 pm

Piadinhas de escritório

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O Hardware não ajuda aqueles que são engraçadinhos…

Atenção este video é verídico…

Escrito por udestudio

Julho 21, 2008 em 2:33 pm

Apple lança actualização 10.5.4 para o Leopard

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A Apple lançou actualizações para os sistemas operativos Leopard e Tiger e para o Safari. O Leopard já é compatível com o serviço MobileMe, a lançar no dia 11 de Julho.
As actualizações trazem melhorias ao sistema operativo, maior estabilidade, compatibilidade e segurança e podem ser descarregadas através do Software Update ou da página de download da Apple.

O Tiger também vai receber uma actualização de segurança, quer na versão Mac OS X, quer na Server.

No Leopard 10.5.4, foram resolvidos problemas com o Creative Suite 3, melhorado o tratamento de ficheiros RAW e desenvolvidas as ligações sem fios, noticia o tgdaily.

Este sistema operativo com esta actualização será compatível com a MobileMe, a plataforma de serviços online para telemóveis que a Apple vai lançar a 11 de Julho.

Escrito por udestudio

Julho 21, 2008 em 2:25 pm