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Como fazer um video “Viral”
Um vídeo viral é um vídeo que pode ser facilmente partilhado com outras pessoas. O vídeo deve ter um conteúdo pouco comun, que não só deixa uma marca inesquecível na memoria de quem o vê como leva a que o partilhem com outras pessoas e amigos.
Porquê se chama vídeo viral? Bom! Se tivermos em consideração que cada pessoa irá visionar e redireccionar o vídeo para pelo menos 10 pessoas ou amigos, e essas mesmas se multiplicaram, então haverá uma rápida propagação do mesmo e da mensagem uma vez que a ideia é passar uma mensagem. Este tipo de vídeo é muito útil para a PUB.
Calcula-se que um video viral poderá ser visionado por: (10.000.000) Como? Então Se 10 o virem e se passarem a outras 10, passa a 100, 10×1000=10.000×10=100.000×10=1.000.000×10=10.000.000. Se, se pensar no tempo que cada pessoa leva a ler o email, e a vêr o vídeo, a enviá-lo a conhecidos e amigos, podemos dizer que em 30 minutos e após 7 passagens para outros, em 3,5 horas, a mensagem chegará a 10′000′000 pessoas.
Como fazer um então um vídeo viral?
As vídeo câmaras de hoje em dia são tão fiáveis e práticas que a parte que constitui a filmagem já não constitui problema. Qualquer pessoa que possua uma camera compacta pode filmar um vídeo, em qualquer condição climatérica ou de luz. Pode dizer-se que a maioria dos utilizadores da Internet está habituado a ver vídeos com qualidade inferior ou até amadora, portanto não se tratam de pessoas críticas em relação á qualidade do vídeos e forma como está elaborado mas sim ao conteúdo. Quanto á parte técnica propriamente dita de filmar um vídeo é praticamente inexistente. Em termos de orçamento só dependendo do que se pretende fazer o necessário e realmente a câmara.
A mensagem.
A mensagem tem de ser invulgar. Ninguém ficará impressionado com um vídeo perfeitamente normal. Á que tentar fazer algo enedito, por exemplo “mostrar a alguém um vídeo de um casamento, de uma vulgar festa não irá causar grande impacto, mas se mostrar por exemplo o mesmo evento mas em que a maioria dos convidados estão nús a coisa muda de figura.
Existem vários exemplos na internet.
Vou aqui colocar um video para que possam saber do que estou aqui a referir.
Digamos que este video está demais… eu próprio já o enviei a muita gente.
Nota: Este “post” foi inspirado com base num artigo do Sr. Izhar Perlman CEO da Fast Change
Dropbox – Espaço para guardar documentos, fotos e outros…

Aqui poderás guardar imagens, por exemplo para colocares no teu blogue, documentos em PDF e outros documentos. Existe a possibilidade de criar um link, disponibilizado pela pasta publica do sistema para integrar em web sites etc. É interessante…
Já agora se acederes ao link que disponibilizo dropbox link, podes criar uma conta e começar a utilizar já este precioso espaço para guardar ficheiros.
“Firefox” Os Melhores add-ons para webdesigners
Deixando de lado a discussão de qual o melhor Browser, parece não existir dúvidas que a grande maioria dos utilizadores da web, mesmo utilizando outro navegador, terão instalado e usam o Firefox.
Mas, relativamente a este Browser, uma das coisas que me leva à sua utilização, é o grande número de Add-Ons que o transformam num verdadeiro canivete Suíço. Assim, o Firefox com um conjunto de pequenas aplicações (extensões) pode-se revelar como uma das ferramentas de grande importância para um Webdesigner/Webdeveloper.
A ideia foi juntar à minha lista de extensões outros add-ons, que embora não utilizandos na totalidade, fossem de grande utilidade para o trabalho web.
E assim, deste modo deixo a listagem para que possam experimentar e dar aqui a vossa opinião.

1.Web developer`s toolbar
Web Developer `s barra de ferramentas provavelmente se tornará um dos melhores plugins You` ve viu. Ele vem com sua própria barra de ferramentas que oferece muitas ferramentas úteis para a análise, validação e optimização web-pages. A grande coisa sobre este plugin é que é diferente em alguns browsers, por isso, se você alternar entre elas você será capaz de utilizar a mesma em todos os plugins.
2.Firebug
Firebug é bastante semelhante como desenvolvedor web, mas ele vem com toda a poucos poderosos diferentes opções. Você tem uma capacidade de editar, depurar e monitorar CSS, HTML e JavaScript direito em qualquer página web.
3.ColorZilla
ColorZilla Você oferece um avançado eyedropper, ColorPicker, página Zoomer coloridas e outros goodies.
4.MeasureIt
Little extensão Firefox que lhe permite desenhar uma régua em qualquer página web para verificar a largura ou altura de um elemento.
5.HTML Validator
Este plugin exibe o número de erros encontrados do site que você está vendo. Acrescenta validação HTML dentro Firefox e Mozilla.
6.IE Tab
Bastante útil extensão para ver como o seu site é exibido no Internet Explorer.
7.YSlow
YSlow, Yahoo um produto, analisa páginas da web e diz-lhe a razão pela qual eles são lentos com base nas regras para a alta performance web sites. YSlow Firefox é um add-on integrado com o popular ferramenta Firebug desenvolvimento web.
Este plugin Firebug completa funcionalidade para fazer um Firefox imbatível desenvolvimento web ferramenta.
8.Greasemonkey
Permite que você personalize a forma como uma página da Web exibe usando pequenos pedaços de JavaScript;
9.FireFTP
FireFTP é simplesmente um cliente FTP embutido no navegador Firefox. Coisa importante, é gratuito e você pode virar para ele, tal como qualquer página no seu navegador.
10.Live HTTP Headers
Ela permite que você visualizar e analisar os cabeçalhos HTTP (pedidos e respostas) na web-browser com várias funcionalidades úteis built-in. É uma grande ferramenta para assistir a uma série de solicitações HTTP e seus códigos resultado.
11.ScreenGrab!
Screengrab salva páginas inteiras da web como imagens. Esta ferramenta irá permitir-lhe tirar screenshots do que está actualmente no seu ecrã – você pode até escolher a parte da tela que você quer “agarrar”!
12.StumbleUpon
StumbleUpon te ajuda a encontrar novos sites muito fácil você é um web-developer, StumbleUpon podem conduzir uma enorme quantidade de visitantes ao seu site.
13.SEO for Firefox
Excelente plugin para todos aqueles que, tal como a direita para ver estatísticas do Google e Yahoo resultados de pesquisa. Você pode obter Alexa, o Google PageRank, Tehnorati rankings e muitas outras informações úteis.
14.Adblock Plus
Adblock é um adblocker e realmente ajuda a se livrar dos anúncios e banners desnecessários, para pesquisar páginas da web muito mais rápido.
15.Delicious Bookmarks
Delicious bookmarks é oficial Firefox addon para del.icio.us. Integra o seu browser bookmarks e tags, para mantê-las em ordem e “fácil de encontrar” caminho.
16.X-Ray
Não é suportado pelo Firefox 3.0
Você pode conferir todas as tags HTML direita na página sem utilizar a opção ver página fonte. Infelizmente ainda não suportado pelo Firefox 3.0
17.CSSViewer
Com esta extensão você pode visualizar a página relacionada CSS propriedades de elementos. Muito útil, quando você tem grandes arquivos CSS com estilos sobrepostos uns aos outros, para analisar por que alguma coisa não é apresentado na forma como você queria.
18.Foxmarks Bookmark Synchronizer
Se você usar o Firefox em mais de um computador, você Foxmarks. Instale o Foxmarks em cada computador, e ele irá funcionar silenciosamente no fundo para manter seus favoritos sincronizados. Tal como del.icio.us.
19.Aardvark
Esta ferramenta pode ser utilizada para limpar página de banners e anúncios indesejados, especialmente antes de imprimir uma página. Muito útil para programadores Web para analisar a estrutura de uma página.
20.Tab Mix Plus
Se você sempre tem muitos Firefox abas abertas ao mesmo tempo, então você precisa ter este plugin. Este plugin oferece uma melhor gestão destes guias.
21.NoScript
Vencedor do “2006 PC World World Class Award”, uma boa opção para bloquear o JavaScript, Java e outros executáveis conteúdo em determinadas páginas Você não confia.
22.Unhide Passwords
Reexibir Senhas é uma ferramenta para quem é mau, lembrando senhas ou digitando corretamente. É bom para usar em casa, mas não deve ser utilizado em público acessível PC!
23.Image Zoom
Se você alguma vez teve uma imagem que era demasiado grande para caber na tela ou demasiado pequenos para ver o detalhe fino em seu navegador ou e-mail e, em seguida, ampliar imagem pode ajudar. Imagem zoom lhe dá o controle completo do tamanho da maioria das imagens apresentadas no mozilla software baseado. Ambas as imagens individuais ou todo páginas de imagens pode ser ampliada.
24.JavaScript Debugger
Um poderoso meio para depurar JavaScript baseado navegadores Mozilla.
25.FireShot
FireShot Firefox é uma extensão que cria screenshots de páginas web. Ao contrário das outras extensões, este plugin fornece um conjunto de ferramentas de edição e anotação, o que permite que os usuários rapidamente modificar capta e inserir texto e gráficos anotações.
26.IE View
Permite que você carregue páginas no IE com um único clique com o botão direito, ou marcar determinados sites para sempre * * carga no IE.
27.Dummy Lipsum
Este add-on interessante gera automaticamente “lorem ipsum” dummy texto. Achei que ela parece ser muito útil como web designer.
28.Font Finder
Basta destacar e clique direito para ver todas as informações que você poderia exigir styling incluindo font-size, font-family, cor (em ambos os hex e RGB), line-height, carta-espaçamento, e muito, muito mais ..
29.Opera View
Extensão baseado em IE View. Se você quer ver na ópera rápido, basta clicar em algum lugar da página e escolher “View this page Na Ópera”.
30.Total Validator
Proporciona verdadeira validação HTML (HTML 2.0 para XHTML 1.1), utilizando o funcionário DTDs, com adição atributo verificação. Então você já não tem de colocar-se com as limitações do W3C Validator (nenhum tipo de verificação) e ferramentas como HTML Tidy, que interpreta incorretamente as normas (que não utilizam o funcionário DTDs).
Também realiza validação acessibilidade (WCAG, US-508), broken link controlo, verificação ortográfica (5 línguas), e leva 32 screenshots usando navegadores em Windows, Linux e OS / X.
31.Poster
Um programador ferramenta para interagir com serviços web e outros recursos da web que permite fazer solicitações HTTP, definir a entidade corpo e tipo de conteúdo.
32.EditCSS
Verdadeiramente um tempo saver se você estiver experimentando com o estilo CSS do seu site. Evita a modificar, guardar, carregar, atualizar, repita o ciclo.
33.PicLens
Full-Screen, 3D – PicLens transforma seu navegador em um visual deslumbrante experiência on-line para encontrar e visualizar fotos e vídeos.
Trabalho sobre: YouTube, Google Images, Flickr, Facebook, Myspace, Photobucket e mais ..
34.RSS Validator
Valida uma página usando o W3C RSS Validator.
35.CSS Validator
Valida uma página usando o CSS W3C Validator. Adiciona uma opção para o botão direito do mouse e menu de contexto no menu Ferramentas para permitir a fácil validação do CSS da página atual. Abre os resultados em uma nova guia.
36.MinimizeToTray
Não suportado no Firefox 3.0
Uma poderosa extensão para minimizar o Windows versões do Firefox, Thunderbird, Mozilla Suite, e Nvu a bandeja do sistema.
37.Tab Scope
Mostra um popup sobre guias e lhe permite visualizar e navegar na guia conteúdo através de popup. Muito útil para ajudar a navegar entre muitos separadores.
38.FasterFox
Não suportado no Firefox 3.0
Fasterfox permite que você tweak muitos rede e tornar as configurações, como conexões simultâneas, pipelining, cache, cache DNS, e pintar atraso inicial.
39.Server Switcher
Server Switcher é uma ferramenta para ajudar a navegação na web desenvolvedores. Ele permite alternar facilmente entre os sites em seu desenvolvimento (que hospeda a versão temporária em que você está trabalhando) e viver servidores, para que você possa ver imediatamente as diferenças.
40.Smart Bookmarks Bar
Smart Bookmarks Bar modifica a barra de favoritos para mostrar apenas ícones favoritos.
Guardar nomes serão exibidos no mouse over. Esta funcionalidade pode ser disactivated se você deseja apenas ícones sem efeito o capotamento.
41.Favicon Picker
Não suportado no Firefox 3.0
Cansado desse ícone padrão aborrecido ao lado de seus favoritos? Esta extensão acrescenta uma interface que permite que você selecione o ícone para cada um dos seus favoritos.
42.Download Statusbar
Ver e gerir downloads a partir de um statusbar arrumado – sem a janela do download ficar no caminho de sua navegação na web.
43.Stylish
Elegante é um Firefox, Thunderbird, Flock, SeaMonkey, Mozilla Suite, ave canora e extensão que permite um fácil gerenciamento de usuários estilos. Elegante é a CSS que é Greasemonkey para JavaScript.
44.Selenium IDE
Selenium IDE é um ambiente integrado do desenvolvimento para Selénio testes. Ele é implementado como uma extensão Firefox, e permite-lhe gravar, editar e depurar os testes.
45.ScrapBook
Scrapbook Firefox é uma extensão, o que ajuda a você salvar páginas da Web e de fácil gerir colecções. As características-chave são leveza, rapidez, precisão e multi-língua de apoio. Pessoalmente um dos favoritos.
46.Platypus
Platypus Firefox é uma extensão que permite que você modificar um site a partir de seu navegador. Além do que você pode salvar suas alterações como um script Greasemonkey para torná-los “permanente”!
47.ColorfulTabs
Muito bonito addon – firefox guia automaticamente muda cor e torna fácil distinguir uma da outra.
48.Window Resizer
A janela do navegador Resizer é útil para testar diferentes tamanhos de ecrã.
Apoia a 640 × 480, 800 × 600, 1024 × 768, 1280 × 800, 1280 × 1024, 1600 × 1200 resoluções.
Apoia a 640 × 480, 800 × 600, 1024 × 768, 1280 × 800, 1280 × 1024, 1600 × 1200 resoluções.
49.Autofill Forms
Formas Autopreenchimento lhe permite preencher formulários na web com um clique ou um atalho de teclado.
50.Clippings
Defesas e gere frequentemente texto inscrito para mais tarde colando na página Web formulários no Firefox ou correio electrónico e mensagens de notícias no Thunderbird. Colar um recorte é realizado com apenas dois cliques do mouse, eliminar o hassle de retyping ou repetitivos copiar e colar.
Para mim nem todos são importantes ou pelo menos não têm tanta importância já agora a fonte deste post é: http://www.1stwebdesigner.com
Web Design – Usabilidade
Ainda existe muito boa gente que não dá importância á usabilidade. Vou inumerar aqui alguns erros comuns na falta dela ou apenas detectados.
Navegação inconsistente
A navegação de um site deve conter duas coisas: mostrar uma lista de locais que você pode ir e mostrar a sua localização actual. Ele deve manter-se consistente ao longo do site pois ele é uma âncora – deve ser familiar para que as pessoas entendam que possuem controle de onde estão e para continuar a navegar. Alterando a navegação de página para página cria-se confusão mental, então mantenha-os simples e consistentes.
Links não identificados
Links são os elementos-chave de um site – eles são a fundação da web. Faça-os fáceis de serem identificados. A convenção é que os links sejam azuis e sublinhados. No entanto, você não precisa de seguir esta regra se não lhe convém este estilo no seu site, mas você deve destacá-los de uma maneira ou outra. Eu prefiro não utilizar links simplesmente de cor preta, a não ser que sejam localizados no contexto certo (por exemplo, uma barra de navegação).
Formulários de registo longos
E não são apenas os formulários longos que são cansativos – qualquer coisa que seja longa é cansativa. Os formulários de registro são uma barreira séria: você está a forçar um usuário a trabalhar por vezes sem necessidade. As pessoas odeiam preencher formulários extensos sem motivo aparente, então remova tudo aquilo que não é absolutamente necessário. Existe técnica para chegar aos resultados pretendidos, exibir formulários por diversas fases, assim passaram despercebidas ao longo do processo. Lembre aos usuários que podem preencher determinados campos opcionais mais tarde.
Registo necessário para visualizar determinada área ou simplesmente para visualizar conteúdo.
Não se deve começar por interditar o acesso ao site por meio de registo mas reservar áreas quando se pretende que assim seja. Já esteve provavelmente numa situação onde esteve a procura de algo no Google e que depois de encontrar encontra uma barreira para o visualizar? um site que pede um registro para o poder visualizar, pode estar a esconder conteúdo valioso é uma barreira séria e frustrante para seu visitante, é caso para não voltar mais…
Paginação excessiva
Lembra-se daquele artigo interessante que começou bem, e que a meio dele notou que ele possue outras páginas mais? É muito frustrante, vai precisar de abrir mais páginas, esperar que o browser as carregue para terminar de ler o artigo. Esta acção até pode até aumentar seus pageviews e fazer com que você possa ganhar mais com publicidade, mas vale a pena? Além de ser irritante para seus usuários, é também mau para o SEO, pois você estara a separar conteúdo relevante em páginas. Isso faz com que o robô dos sistemas de busca fiquem confusos a ponto de não entender sobre o que é cada página contêm.
Texto longo
E pá este texto é longo! Os seus visitantes raramente leêm a página na totalidade, geralmente eles procuram por algo específico ou algo do seu interesse. Eles fazem vão lendo por topicos a respectiva página inteira á procura por algo no qual focar o seu interesse. Use texto em negrito, títulos grandes e imagens para providenciar uma estrutura possível de leitura rápida para seu conteúdo.
Sem informação para contacto
Por último e não menos importante, seja responsável pelo que escreve e forneça a hipótese de comentarem o que disponibiliza na Internet coloque no mínimo o seu email.
Existem outros erros de usabilidade provavelmente… Deixe o seu comentário!!!
O que é SEO
SEO é um termo do inglês que significa Search Engine Optimization, sou seja, conjunto de técnicas utilizadas para potenciar um website, um blog, um documento, ou algo que esteja disponivel na internet junto aos mecaniscados de buscas.
Este artigo está publicado em “Profissional blogger”
Afinal quanto dinheiro é que se pode ganhar com publicidade num blog?
As respostas à minha pergunta recente, “Porque é que os blogs pessoais têm cada vez mais publicidade?“, levam-me a pensar que é bem provável que até agora, tenha subestimado os rendimentos possíveis. Ou isso, ou uma parte dos comentadores estão todos a soldo do Google AdSense.
Seja como for, parece que vale a pena.
Mas, sendo assim— e pondo de lado questões de princípio ou apenas sensibilidade—, impõe-se a pergunta: como e quanto dinheiro é que se pode ganhar, de facto?
No sistema do Google AdSense, onde “alugamos” espaço publicitário nos blogs, pode-se ganhar dinheiro de duas formas, porque se pode gastar dinheiro de duas formas no Google AdWords, o sistema do Google para anunciantes:
- CPC – Custo Por Clique
Neste sistema, os anunciantes pagam apenas pelos cliques efectivos nos seus anúncios, ou seja, por visitas geradas através da publicidade. Neste caso, um anúncio pode surgir 10, 100 ou 1000 vezes no nosso blog sem recebermos um tostão por isso. Apenas se os nossos visitantes clicarem nos anúncios é que há retorno. E não vale fazer a batota: se clicarmos nós próprios nos anúncios e se isso for detectado pelo Google (e acreditem que eles detectam muita coisa), podemos ser banidos do sistema. - CPM – Custo por Impressão
Neste sistema, os anunciantes pagam para aparecer, independentemente dos cliques, ou seja, das visitas. Neste caso, de cada vez que o anúncio surge, somos pagos.
A opção CPC vs CPM é dos anunciantes e não de quem aluga espaço publicitário (pelo que percebi).
Isso significa que dependendo dos assuntos abordados e, assim, dos potenciais anunciantes, podemos ter anúncios CPC e CPM. Pela lógica, os pequenos anunciantes querem gerar visitas aos sites de forma controlada e económica e optarão pelo CPC. Os grandes anunciantes e grandes marcas, com orçamentos para publicidade online mais largos, estarão interessados em gerar visibilidade , independentemente das visitas associadas.
A escolha da parte de quem anuncia é um problema de marketing, estratégia comercial e orçamento.
No sistema CPC, o custo por clique depende da relevância das palavras-chave escolhidas pelos anunciantes (”artesanato” custa €0,06 – €0,10, “linux” custa €0,81 – €1,22). Podem fazer as vossas próprias simulações aqui. Não encontrei dados ou simuladores para o sistema CPM, em que os anunciantes licitam por pacotes de 1000 impressões do seu anúncio.
Independentemente disso, há uma diferença entre o que os anunciantes pagam ao Google e aquilo que recebem os bloggers. E o facto da fórmula de cálculo não ser transparente assusta-me um bocadinho, pessoalmente.
Mas as histórias de gente que ganha bastante dinheiro multiplicam-se pela net e, aparentemente, entre os leitores deste blog há mesmo gente que tem essa experiência em primeira mão.
Como?
O motor do Google identifica no conteúdo do blog as palavras-chave indicadas pelos anunciantes e selecciona alguns, da lista de anúncios disponíveis e usando algoritmos que se apresentam como os melhores para garantir resultados aos anunciantes e aos bloggers (se uns pagam o mínimo e outros recebem o máximo, devem ser algoritmos do “arco-da-velha”). Dependendo do tipo de anúncio (CPC ou CPM) são calculadas receitas e despesas para cada uma das três partes envolvidas (despesas do anunciante, receitas do Google e do blogger) em função de cliques e/ou impressões.
Este sistema complexo significa que fazer estimativas de rendimentos com base nesta publicidade é muito complicado. Apenas se poderá concluir que:
- Um elevado número de visitantes e de exibições de página aumenta a probabilidade de rendimentos altos, mas não os garante, se a maior parte dos anúncios for do tipo CPC
- Conteúdos que versem assuntos “populares” aumentam também essa probabilidade, principalmente se entrarem na área de acção das marcas que aderem ao sistema CPM
- Conteúdos relevantes, bem escritos e estruturados permitem, em teoria, ao Google uma indexação mais eficaz do blog e, assim, um melhor “encaixe” entre publicidade e leitores, o que aumenta consideravelmente a hipótese de se fazer algum dinheiro
Mas, aparentemente, sem nos preocuparmos muito com isso, ou sem alterações na linha editorial, é possível ter algum rendimento. Se assim for, sugiro que isso significa que o sistema está temporariamente inflaccionado e que um ajuste progressivo entre a oferta e a procura, associados à melhoria dos “algoritmos” que o Google usa para garantir resultados a todos os intervenientes eliminará alguma “gordura” do sistema.
Entretanto, que faça bom proveito a todos.
E, afinal?
O Google insiste que só testando é que se poderá comprovar qual o rendimento do programa em cada blog. É verdade, por todas as razões indicadas e mais algumas. Mas existem formas de fazer estimativas. Esta é uma das mais simples que encontrei, mas não asseguro nada:
Rendimento = CTR * CPC
CTR – Click Through Rate: a relação entre o número de impressões do anúncio e o número de cliques
CPC – Cost per Click: custo por cliqueConsidera-se que uma CTR média andará à volta de 3% e que o CPC médio é de $0.25 (USD), por isso, para cada 1000 impressões (page views):
1000 * 3% (est. CTR) * $0.25 (CPC médio) = $7.5 (USD)
A acreditar nesta fórmula para estimar rendimento, um blog parecido com este, que tem cerca de 6500 exibições de página por mês, se tivesse 5 anúncios por página, poderia render cerca de $243.75 (USD) por mês.
Quem sabe se alguns dos comentadores do post anterior não poderão confirmar ou negar o rigor desta fórmula de estimar rendimento.
Mas, e depois?
Depois… nada. Este blog não terá publicidade por razões várias, mas acho que é importante que se perceba e se fale sobre esta realidade com alguma frontalidade e sem as “tretas” habituais de quem tem outros interesses nisto.
Também em nada se altera a minha relação com os blogs com e sem publicidade. Procuro conteúdos e acho que é isso que a maior parte das pessoas faz.
E alegra-me a frontalidade e naturalidade com que os comentários foram feitos. Ficámos todos (acho) a saber um bocadinho mais.
Fonte: Diário de Bordo